XIII Encontro de Verônicas

POSTADO EM 07 de Março de 2016

Realizaremos neste ano o XIII Encontro de Verônicas na cidade de Bom Jesus dos Perdões. Este encontro é uma realização do Núcleo de Folclore Pé da Serra da Comissão Paulista de Folclore, para divulgar e manter viva a tradição desta personagem que enxugou o rosto de Jesus. Segundo nossas pesquisas este é o único encontro realizado no Brasil e através dele esta tradição que estava sumindo das igrejas na Sexta-feira Santa, retornou e se fortaleceu. Cada ano ele acontece em uma paróquia de nossa região, o que contribui muito também para a participação de várias pessoas.
Segue o cartaz do evento e um release da tradição. Contamos com a participação de todos! Principalmente das senhoras que cantam em suas paróquias, tanto em latin quanto em portugues. Dúvidas pelo telefone (11) 4412-7153. Lilian Vogel - Gerente de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura de Atibaia, Membro da Comissão Paulista de Folclore e Membro da Comissão Nacional de Folclore.

ENCONTRO DE VERÔNICAS SERÁ EM BOM JESUS DOS PERDÕES

No dia 12 de março as 14:00 horas, no SANTUÁRIO DE BOM JESUS DOS PERDÕES, com palestra dos professores Valter Cassalho, Lilian Vogel e Neide Gomes e apresentação das Verônicas da Região com seus respectivos SUDÁRIOS, acontecerá o ENCONTRO SOBRE A TRADIÇÃO DA MULHER QUE ENXUGOU O ROSTO DE JESUS CRISTO – a   personagem VERÔNICA.  É ela que com seu triste cântico na Sexta-feira da Paixão desenrola o SUDÁRIO cantando em latim o verseto 12 de Lamentações de Jeremias, diante do esquife do Senhor Morto.  O encontro tem como objetivo catalogar,  incentivar e divulgar esta antiga tradição na região, possibilitando  o encontro  destas intérpretes. O  presente encontro é sui-generis  reunindo música, história e tradição. O evento é uma realização do NUCLEO DE FOLCLORE PÉ DA SERRA da COMISSÃO PAULISTA DE FOLCLORE e PARÓQUIA DE BOM JESUS DOS PERDÕES. A entrada é franca e é uma excelente oportunidade para conhecer, admirar, entender  e participar de uma das mais antigas tradições da Igreja.  Contatovaltercassalho@gmail.com; lilian.vogel@terra.com.br.