Papa Francisco nomeia bispo para Rio Grande e coajutor de Juazeiro

Papa Francisco nomeia bispo para Rio Grande e coajutor de Juazeiro

POSTADO EM 18 de Fevereiro de 2016


O papa acolheu hoje, 17, o pedido de renúncia apresentado por dom José Mário Stroeher, em conformidade com o cânon 401 parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. Na mesma data, nomeou padre Ricardo Hoepers (foto à esquerda), bispo da diocese de Rio Grande (RS). Atualmente, padre Hoepers estava como pároco da paróquia Santo Agostinho e diretor comunitário do Studium Theologicum Claretiano em Curitiba (PR) 

Também hoje, o papa Francisco, ao acolher a solicitação do bispo da diocese de Juazeiro (BA), dom José Geraldo Cruz, nomeou como bispo coadjutor da mesma diocese frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, (foto à direita) que ocupava a função de ministro da província Santo Antônio, em Recife. 

Novo bispo

Padre Ricardo Hoepers é natural de Curitiba. Nasceu em 16 de dezembro de 1970. Filho de Francisco Hoepers e Doraci dos Santos Hoepers. Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José aos 19 anos. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum. Recebeu a ordenação presbiteral em 31 de janeiro de 1999. 

Possui especialização e mestrado Bioética. É doutor em Teologia Moral para Accademia Alfonsiana de Roma. Na trajetória como padre, foi diretor da Faculdade de Filosofia da arquidiocese de Curitiba (2002-2003), coordenador geral do clero (2005 a 2008), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, assessor eclesiástico da pastoral da Pessoa Idosa, no regional Sul 2 da CNBB. É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”. 

Coadjutor

Frei Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, pertence à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Nasceu em São Francisco do Sul (SC), no dia 16 de setembro de 1965. É filho de José Gonçalves Pereira e Marlene Breis Pereira. Realizou a profissão religiosa no dia 31 de agosto de 1991, em Olinda (PE). Cursou Filosofia no Instituto Salesiano e Teologia, no Instituto Franciscano. É mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Foi ordenado presbítero em 20 de agosto de 1994, em Fortaleza.

Na caminhada sacerdotal atuou em diferentes atividades. Foi mestre de frades professos temporários (1994 a 2002 e 2009 a 2011), secretário provincial para a formação e os estudos, delegado do Serviço para a Formação e os Estudos (Serfe) por dois mandatos. De 2012 a 2014, exerceu o cargo de vigário provincial e, atualmente, exerce a presidência da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil, eleito em setembro de 2015. 

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil