Santa Sé mantém relações diplomáticas com 180 Estados

POSTADO EM 11 de Janeiro de 2016

Cidade do vaticano (RV) – Por ocasião do encontro desta segunda-feira, 11, do Papa Francisco com o Corpo Diplomático na Sala Regia, no Vaticano, recorda-se que são 180 os Estados que atualmente mantém relações diplomáticas com a Santa Sé. A estes, acrescenta-se a União Europeia e a Soberana Ordem Militar de Malta, assim como a Missão Permanente do Estado da Palestina. No que tange às Organizações Internacionais, na data 4 de junho de 2015, a Santa Sé tornou-se Estado Observador Permanente da Comunidade Caribenha (CARICOM).

Sedes em Roma

As Chancelarias de Embaixada com sede em Roma, incluídas as da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta, são 86, às quais somaram-se em 2015 as embaixadas de Belize, Burkina Faso e Guiné Equatorial. Também têm sede em Roma a Missão do Estado da Palestina e os Escritórios da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Acordos firmados em 2015

No ano de 2015 foram firmados quatro Acordos: em 1º de abril, a Convenção entre a Santa Sé e o Governo da República italiana em matéria fiscal; em 10 de junho, o Acordo entre a Santa Sé - também em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano – e os Estados Unidos, para favorecer a observância, a nível internacional, das obrigações fiscais e implementar a Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA); em 26 de junho, o Acordo global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina; em 14 de agosto, o Acordo entre a Santa Sé e a República Democrática do Timor Leste sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no país. Já em 22 de junho foi ratificado o Acordo entre a Santa Sé e a República do Chade sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica, que havia sido firmado em 6 de novembro de 2013. Em 10 de setembro, por sua vez, foi assinado um Memorandum de Intenção entre a Secretaria de Estado e o Ministério dos Assuntos Externos do Estado do Kwait sobre a realização de consultas bilaterais. (JE)

(from Vatican Radio)

© Copyright 2018. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil