Diocese realiza Reunião Ampliada de Pastoral

POSTADO EM 20 de Junho de 2022

Reuniram-se em Atibaia, na Paróquia de Cristo Rei, no dia 18 de junho de 2022, às 9 horas, os coordenadores das pastorais: da criança, do menor, familiar, carcerária, catequética, da escuta, do serviço de animação vocacional, da comunicação, comissão missionária diocesana, representantes do TLC, ECC, consagradas e do diálogo ecumênico inter-religioso e seminaristas.

Sob a coordenação do Bispo Diocesano Dom Sérgio e do coordenador diocesano de pastoral Padre Francisco Gilson, com os vigários regionais: Padre Danilo, Padre Tarcisio, Padre Edilson e Padre Epifânio, foram abordados os seguintes assuntos: os 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida (SP), a Assembleia Eclesial e o Sínodo dos Bispos.

Dom Sérgio assessorou o encontro, retomando primeiramente a atualidade do Documento de Aparecida nos seus 15 anos, ressaltando os aspectos: o discipulado e a missionariedade com a promoção, a corresponsabilidade e a participação de todos os fiéis na vida das comunidades cristãs, a mudança de época que em seu nível mais profundo é o cultural, com a realização imediata dos desejos individuais, a criação de novos e muitas vezes arbitrários direitos individuais envolvendo as questões de sexualidade, da família, das enfermidades e da morte e a conversão pastoral que deve impregnar todas as estruturas eclesiais com apelo às comunidades para adentrarem decididamente com todo o empenho, nos processos constantes de renovação missionária, abandonando as estruturas que já não favorecem a transmissão da fé. Lembrou a participação da Diocese na Assembleia Eclesial para América Latina, ocorrida em novembro de 2021, cujo o resultado logo será apresentado em 12 propostas concretas de ação evangelizadora. Por último, recordou o Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro de 2023, em Roma, com o tema: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. Nossa Diocese está fazendo a síntese do trabalho realizado nas paróquias e regiões pastorais, trabalho que contou com algumas resistências.

A segunda parte da reunião, coordenada pelo Padre Francisco Gilson, foi pontuada por uma roda de conversa com perspectivas e desafios para a caminhada diocesana. Foi constatado por todos os coordenadores e coordenadoras das pastorais e movimentos que estavam presentes, que a pandemia provocou um esvaziamento das comunidades, mas que aos poucos tudo está sendo retomado com alegria. Foram constatados ainda, a diminuição e o enfraquecimento das lideranças, a necessidade de reorganização, o cuidado com a formação dos agentes de pastoral e do povo em geral, a resistência de algumas paróquias e comunidades para uma catequese de iniciação cristã de inspiração catecumenal, com preferência aos “cursinhos” o que caracteriza o que já foi dito, ou seja, a confirmação de uma pastoral de manutenção, e o desafio de uma espiritualidade que leva à confiança, à resiliência, sobretudo à comunhão, para que nossas comunidades sejam verdadeiramente comunidades eclesiais missionárias. Não podemos esquecer as muitas atividades em curso: Escola Catequética na região de Itatiba (modelo que desejamos fazer chegar a toda a Diocese), retomada do Curso de Teologia para leigos e leigas, a Formação para o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra, e tantas outras atividades...

A reunião foi encerrada com a palavra de Dom Sérgio, que destacou a importância da retomada das atividades, inclusive presenciais, valorizando a rearticulação, a proximidade e a formação exigida para os novos tempos. Agradecemos o almoço servido a todos os presentes, pela Paróquia que sediou a reunião. Vamos em frente com esperança.

† Sérgio

Bispo Diocesano