Dom Sérgio revoga suspensão do preceito dominical

POSTADO EM 19 de Novembro de 2021

Na tarde desta sexta-feira, o bispo diocesano Dom Sérgio Colombo emitiu um decreto no qual revoga a suspensão do preceito dominical, que estava em vigor desde 20 de março de 2020.

Com o início da pandemia, fazendo uso de suas atribuições, o bispo havia suspendido a necessidade do cumprimento do preceito dominical, isto é, da obrigação de que todo fiel católico participe das missas aos domingos e dias santos, conforme prevê o primeiro mandamento da Igreja.

O bispo afirma que “nada pode nem deve substituir a vida sacramental e litúrgica, fonte e ápice da vida cristã, que se dá de modo presencial: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20)”.

Assim, de acordo com o decreto expedido hoje, todos os fieis presentes na Diocese de Bragança Paulista devem, a partir da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, no próximo domingo (21/11), observar as normas e leis da Igreja no tocante à participação da Eucaristia.

O decreto, contudo, não muda a situação daqueles que por causa grave são impedidos de participar das celebrações eucarísticas. É o caso, por exemplo, dos enfermos. Para estas situações “recomenda [...] que tomem parte na Liturgia da Palavra, através dos meios de comunicação social e consagrem um tempo conveniente à oração pessoal ou em família”.

A decisão de Dom Sérgio respalda-se nas últimas decisões e recomendações do governo estadual, no avanço da vacinação e num pedido feito pela Coordenação Diocesana de Pastoral.

Também se afirma neste ato, a responsabilidade de que cada paróquia continue seguindo as orientações sanitárias das autoridades civis como, por exemplo, o uso das máscaras.

Leia aqui o decreto na íntegra