DNJ 2021 - "Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste"

DNJ 2021 - "Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste"

POSTADO EM 10 de Setembro de 2021


Image title


SETOR JUVENTUDE

DNJ 2021

“Jovens, se fores aquilo que Deus quer, colocareis fogo no mundo

Santa Catarina de Sena


CARTA AOS JOVENS 

Queridos Jovens de nossa diocese de Bragança Paulista, a paz de Deus esteja sempre convosco.    

            É com muita alegria que o Setor Diocesano da Juventude da nossa diocese organiza mais uma edição do evento DNJ - Dia Nacional da Juventude. O DNJ neste ano, tem por tema: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste" (At 26,16) e lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). Este lema é um convite à unidade. Sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida.

Devido às restrições de número de participantes em razão da pandemia, neste ano de 2021 o DNJ será feito de modo on-line e presencial aos jovens da paróquia que acolhe e a outros jovens de nossa Diocese mediante inscrição que será divulgada em breve. O encontro acontecera no dia 23 de outubro de 2021, das 18 às 22 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Desterro na cidade de Mairiporã, sendo transmitido pelas redes sociais da Diocese de Bragança Paulista.

Em consonância com a proposta da Pastoral Juvenil Nacional, estamos enviando o roteiro de encontros preparatórios ao DNJ 2021, e iremos fazer nesse pré DNJ, missas de envio nas sete regiões de nossa diocese, de modo que, toda nossa diocese possa viver esse espírito jovem que contagia e vivifica a nossa Igreja diocesana.

Contamos com a sua participação nas missas de envio na sua região pastoral e na live no dia 23 de outubro pelas redes sociais de nossa diocese. Que possamos nos inspirar com as Palavras do nosso querido Papa na Exortação Apostólica Pós-Sinodal - Para os Jovens e para todo o povo de Deus Christus Vivit:

Queridos Jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido que os lentos e os medrosos. Correr atraídos por esse Rosto tão amado, que adoramos na Sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão sofredor. Que o Espírito Santo os impulsione nesta corrida para diante. A Igreja necessita de seu entusiasmo, suas intuições, sua fé”.  (Papa Francisco, Christus Vivit nº299)

Pe Antonio Medrado da Silva Júnior

Assessor Diocesano do Setor Juventude



PREPARAÇÃO PARA O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


Há mais de trinta anos os Papas enviam anualmente uma mensagem para os jovens do mundo inteiro, uma mensagem com objetivo aproximar os jovens do Cristo Bom Pastor e Nele reafirmar o compromisso de discípulos missionários recebido no batismo e confirmado no Crisma.

Esse ano o Papa Francisco nos convida a se levantar e se colocar a caminho nas grandes cidades, contextos rurais, periferias existenciais, redes sociais, e anunciar que Cristo Vive. Ele vive e quer transformar a vida de cada jovem.

Nesse contexto, o tema do DNJ 2021 é “Levante-te! Eu te constituo testemunha do que viste” (At 26, 16), somos levados a refletir sobre a necessidade de nos levantarmos, testemunhar e anunciar Cristo que é amor, partilha, esperança e ressurreição.

Para vivermos bem o Dia Nacional da Juventude e atender ao convite do Papa Francisco em sermos jovens em saída, abaixo seguem algumas propostas de Pré DNJ, que podem acontecer em dias diferentes como forma de preparação sendo em momentos virtuais ou presenciais de acordo com a realidade do grupo. A ideia é fazer um caminho de preparação para o DNJ e fazer desse caminho um caminho de comunhão entre os jovens, partilhando ideias, ações e bons momentos para assim vivermos com mais intensidade o Dia Nacional da Juventude em outubro.

PROPOSTAS

PARTILHA DA PALAVRA

“A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Nós a escutamos com os ouvidos e passa ao coração; não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração; e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos. Aprendamos essas coisas” (Papa Francisco).

Leitura: Lucas 24, 13 – 35

Reflexão Jesus caminha com dois discípulos, indo para Emaús, e eles não O percebem durante o caminho, tratam como um viajante lado deles; Viviam naquele contexto tempos de muita violência, medo... Jesus há poucos dias tinha sido  crucificado e todos estavam comentando sobre isso, porém para melhor e real compreensão do momento, Jesus ilumina seus discípulos com ensinamentos da escritura; Os discípulos reconhecem Jesus somente no partir do pão, gesto que dá sentido vivo e concreto para a Eucaristia, ação que serve de exemplo e marca suas vidas; Após testemunharem e reconhecerem Jesus, os discípulos, com o coração ardendo, levantam-se e vão imediatamente contar para os outros o que viveram. Eles têm certeza, Cristo vive! Ele ressuscitou! E não podem guardar isso para si, eles vão e devem anunciar.

Nesse momento, incentivamos os jovens e participantes a contar a passagem lida com suas próprias palavras e partilhar trechos que chamaram a atenção.

TERÇO

“Quero vos dar um conselho: nunca deixeis o Rosário; nunca deixeis o Rosário, rezai o Rosário, como Ela o pediu [...] Ide em frente. E nunca vos afasteis da Mãe. Como uma criança que está junto a sua mãe e se sente segura, assim também nós ao lado da Virgem nos sentimos muito seguros. Ela é a nossa garantia” (Papa Francisco).

A cada mistério reza-se por uma causa. Os mistérios não seguem as contemplações tradicionais para favorecer uma reflexão a partir dos eventos da vida de Jesus em que Maria se fez presente.

Este terço será rezado e oferecido aos jovens e irmãos pobres e sofredores, pedindo a intercessão de Maria, sempre disposta a ir até os que precisam. É um terço que contempla a vida de Jesus com Maria, humana como nós e repleta da graça de Deus. Maria, ao ver sua parenta Isabel necessitando de cuidado, saiu apressadamente ao seu encontro. Com certeza fez isso diversas vezes, sempre que se fez necessário ajudar um dos pequenos filhos de Deus. Que sejamos nós também, jovens dispostos e testemunhas do amor de Deus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito

Santo. Amém! – Oferecimento - Pai-Nosso - Três Ave-Marias - Glória ao Pai

  • Anunciação do Anjo a Maria

Ainda adolescente Maria decide-se pelo Senhor. Rezemos pelos jovens que vivem diferentes dificuldades: desemprego, pobreza, exclusão, dominação... para que se mantenham firmes na fé e confiantes na oração. Pai-Nosso | 10 Ave-Marias | Glória

  • Visita de Maria a Isabel

Maria jovem e grávida coloca-se em saída para servir. Que sejamos também servidores! Neste Mistério, rezemos pelos missionários, para que se mantenham firmes em ser uma Igreja em saída para servir os que mais necessitam e anunciar a Boa Nova do Reino. Pai-Nosso | 10 Ave-Marias | Glória

  • A perda e o encontro do menino Jesus no templo

Jesus adolescente busca seu lugar na igreja e na sociedade de seu tempo, assim como muitos de nós. Neste mistério rezemos pelos jovens perdidos numa vida sem sentido e sem fé. Pai-Nosso | 10 Ave-Marias | Glória

  • Bodas de Caná

Jesus e Maria participam de um momento importante na vida do jovem: o casamento, a constituição de uma nova família, santuário da vida. Neste mistério, rezemos para que a vida seja valorizada, pelas vítimas da violência, pelos que pensam em suicídio e pelos doentes abandonados. Pai-Nosso | 10 Ave-Marias | Glória

  • Maria aos pés da cruz

Jesus, um jovem adulto, é injustamente condenado e morto. Neste mistério, rezemos pelos jovens que sofrem em nosso país: os abandonados, as pessoas em situação de rua, os famintos, os órfãos, aqueles que não creem em Deus para que encontrem conforto nos braços do Pai e carinho no manto materno de Maria. Pai-Nosso | 10 Ave-Marias | Glória

Agradecimento - Salve Rainha


AÇÕES SOLIDARIAS E EVANGELIZADORAS


 “Nós não viemos ao mundo (…) para fazer da vida um sofá que nos ajude a dormir. Mas o oposto, viemos para fazer a diferença” (Papa Francisco).

Somos convidados/as enquanto jovens a levantarmos e sermos testemunhas daquilo que Jesus construiu. Papa Francisco nos motiva a ser Igreja em saída, que vai além de seus muros para tocar realidades e transformá-las; conhecer as chagas do mundo e lutar para que sejam sanadas. Assim, dentro de nossos contextos, é preciso que sejamos jovens em saída. Em saída de nossos espaços e indo ao encontro do/a outro/a, do/a necessitado/a, dos/as que sofrem. A juventude católica deve ter sede de mudança e vontade de superar realidades que oprimem e matam, promovendo a vida e engajando-se socialmente para que isso aconteça. Dessa forma, sugerimos aqui algumas ações solidárias e evangelizadoras que possam servir como ferramentas que motivem nossos/as jovens a ir ao encontro dessas realidades, buscando compreendê-las para transformá-las. Eis nosso olhar evangelizador, que reforça o compromisso que temos com a construção do Reino de Deus. “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste! ”.

Arrecadação de doações: produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza para ser entregue enquanto grupo a uma comunidade ou instituição que precise. A escolha da comunidade ou instituição pode ser feita a partir de espaços já apoiados e atendidos pela paróquia, prevendo a necessidade de cada um deles.

Realidade local/paroquial: o grupo pode conversar com seu pároco e escolher uma outra ação solidaria, algo que a comunidade e paroquia estejam precisando.

Mutirão de doação de sangue: Participantes motivam o grupo, a comunidade, responsáveis e demais conhecidos a unirem-se em um mutirão de doação de sangue em um Banco de Sangue da cidade. É bonita a reflexão da importância desta ação conjunta, pensando em ajudar o próximo sem olhar destinatários. Atentamos apenas para que sejam respeitados os pré-requisitos necessários para a doação.

Em todas as ações realizadas e registradas não esqueçam de marcar o Setor Juventude, assim poderemos acompanhar e compartilhar essas ações e incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo, vamos juntos compartilhar o bem.

Instagram Setor Juventude Diocese de Bragança de Paulista - @sjuventudebragancapta

Referência/Créditos

https://jovensconectados.org.br/wp-content/uploads/2021/03/JDJ2021-PASTORALJUVENIL_sitejdj.pdf



MISSAS DE ENVIO DNJ 2021


Região Pastoral Bragança Paulista

Paróquia Imaculado Coração de Maria - Bragança Paulista

Dia 19/09/2021 às 19h


Região Pastoral Itatiba

Paróquia São Bento e N Sra Rosa Mística - Itatiba

Dia 26/09/2021 às 19h


Região Pastoral Caieiras

Paróquia N Sra de Lourdes - Mairiporã

Dia 02/10/2021 às 18h


Região Pastoral Piracaia

Paróquia Santuário Bom Jesus dos Perdões -B Jesus dos Perdões

Dia 03/10/2021 às 18h30


Região Pastoral Atibaia

Paróquia Cristo Rei - Atibaia

Dia 09/10/2021 às 19h


Região Pastoral Francisco Morato

Paróquia São Vicente de Paulo - Francisco Morato

Dia 10/10/2021 às 19h


Região Pastoral Socorro

Paróquia Santo Afonso - Pinhalzinho

Dia 16/10/2021 às 19h30


FONTE: Setor Juventude - Diocese de Bragança Paulista


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil