FORMAÇÃO DO ADVENTO - Movimento Mães que Oram pelos Filhos - ESCOLA DE NAZARÉ

FORMAÇÃO DO ADVENTO - Movimento Mães que Oram pelos Filhos - ESCOLA DE NAZARÉ

POSTADO EM 03 de Dezembro de 2020

Image title

ADVENTO, TEMPO DE ESPERANÇA!

O Advento é o tempo da nossa preparação para a chegada de Jesus Cristo, nosso Salvador, que nasce no Natal!

Advento é uma palavra que vem do latin e quer dizer chegada. Mas Jesus chega somente à medida que nós O esperamos e abrimos os nossos corações para ELE.

O Advento é um novo Tempo Litúrgico que inicia em dezembro. É composto por um ciclo de Quatro domingos que precedem a noite do nascimento de Jesus. Este tempo litúrgico, inicia após o Tempo Comum, que foi encerrado com a solenidade de Cristo Rei.

O Tempo do Advento nos encoraja a fazer crescer e a fortalecer, em nós, a virtude da Esperança. Todas nós somos chamadas à conversão. Durante o Advento, a Igreja nos motiva à uma mudança de vida.

Essa mudança nos leva a desenvolver dentro de nós uma atitude esperançosa frente ao cotidiano da vida. E essa atitude desenvolve em cada uma de nós a virtude da esperança, que fortalece a nossa confiança, de que a meta da felicidade poderá ser alcançada. Só por Cristo, com Cristo e em Cristo alcançamos a felicidade plena. E por Ele a vida eterna.

A vinda do Filho de Deus à terra foi, e é, tão maravilhosa, magnífica, esperada e gloriosa, que Deus a preparou durante séculos. Na Escritura, O Messias é anunciado pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. E desperta, até mesmo no coração dos pagãos, uma extraordinária expectativa desta vinda. (cf. CIC 522).

Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos, desde a Primeira Aliança; Tudo, Deus Pai faz convergir para Cristo – a Nova e Eterna Aliança.

O Advento é celebrado todos os anos, durante os quatro domingos que antecedem o Natal. Na vivencia deste tempo, a Igreja, ao mesmo tempo em que atualiza a primeira vinda de Cristo ao mundo, na espera, pelo nascimento de Jesus no Natal; também; renova em nossos corações o ardente desejo de Sua volta, - a segunda vinda de Cristo.

A Igreja nos propõe quatro semanas de intensa vida de oração e de exercícios das virtudes.

No primeiro Domingo do Advento, a liturgia nos fala sobre a parusia. Parusia quer dizer; a vinda definitiva do Senhor no fim dos tempos: Um dia Jesus voltará cheio de glória e esplendor.

É interessante lembrar aqui, também, que o Ano Novo, da liturgia da nossa Igreja Católica, inicia exatamente neste primeiro domingo do Advento.

Imediatamente, nos domingos seguintes, a liturgia já nos leva para o aspecto principal do Advento: o nascimento do Deus, menino, que se encarnou no seio da Virgem Maria.

No segundo domingo temos, mais forte, o convite à conversão. A liturgia nos traz os profetas Isaías e João Batista que nos alertam para o arrependimento e a conversão, para uma mudança de vida. Por isso, mães, neste tempo, nossa missão é a de preparar bem o caminho para o nosso Senhor! Preparar os nossos corações para receber e acolher a presença do Deus Emanuel que vai chegar. Com a mudança de nossas atitudes, no dia a dia, vamos deixando transparecer essa alegre espera e esperança. E por esse nosso testemunho favorecemos para que nossos filhos e nossa família também abram seus corações para receber Jesus.

O terceiro domingo é o Domingo Gaudete, isto é, Domingo da Alegria. Gaudete é uma palavra do latin, quer dizer alegria. A cor dos paramentos da missa, neste domingo, muda de roxo para cor rósea. A vela rosa da coroa do Advento é acesa. Este domingo é marcado pela grande alegria da proximidade do nascimento do nosso Salvador. A esperança e a alegria de saber que Deus vem para nos libertar do pecado e renovar a face da terra. Deus pode Tudo. Por isso mãe, quando você for à missa deste Domingo Gaudete, deixe seu coração se encher de alegria, daquela alegria de quem crê no nosso Senhor e Salvador. “Para Deus tudo é possível”, foi o que o Anjo disse à Maria.

E o quarto e último domingo do Advento é carregado da esperança. A esperança que vem inundada da alegria da chegada de Jesus. A Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco. O Sim de Maria; o Anjo Gabriel; o sim de José; e; nosso Deus Emanuel que fica conosco. A liturgia nos leva para Belém, para recebermos Jesus. Nos prepara para dentro em poucos dias entrarmos no mistério da natividade de Cristo. Nosso Senhor nasce bebezinho, pelo seio da Virgem Maria. Alegra-te, anuncia o Anjo! A Promessa Se cumpre. Deus é fiel. Deus cumpre todas as Suas promessas. Maria nos toma pela mão nesta etapa final do Advento. Dentro de nós é despertada uma ousada esperança, que nos invade de alegria, nos chama à responsabilidade e nos leva à ação, de uma maneira diferente, nova e criativa.

No decurso dos quatros domingos do Advento, o povo cristão é convidado a preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que há dois mil anos nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judeia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Escritura: “Eis eu estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo” (Ap 3,20).

O Advento contempla, no conjunto do seu sentido espiritual, duas dimensões fundamentais. A primeira observa o mistério da Encarnação, Jesus que se encarnou, assumindo nossa humanidade. Já a segunda dimensão nos leva ao coração, para a promessa de Cristo Jesus. Eis os dois aspectos que devem iluminar, como um farol, a boa vivência da nossa  espiritualidade neste tempo litúrgico.

Que este tempo seja para nós um tempo de reflexão e conversão!

Que traga em si o potencial de purificar a vida na justiça e na verdade, preparando os caminhos do Senhor. Que Jesus não nos encontre mornas, paradas, excessivamente preocupadas com aquilo que passa. Preocupadas com as compras, os presentes, ou com as propostas atraentes e sedutoras desse mundo que nos afastam das virtudes de nosso Senhor.

Vamos permanecer vigilantes! Que nós sejamos capazes de nos despreocupar do materialismo. Que nós sejamos capazes de permanecer no sentido do que é essencial.

A presença de Cristo no meio de nós. Que o nosso foco principal se mantenha sempre em Jesus Cristo. ELE é a ação divina em todo o mundo. ELE é quem Nasce no Natal.

SÍMBOLOS DO ADVENTO

Vários símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles está a Coroa do Advento.

COROA DO ADVENTO

A coroa do Advento (também conhecida como  guirlanda)  é  uma  coroa  feita de entrelaçados de ramos verdes com fitas vermelhas. Dentro da coroa existem 4 velas. A cada domingo, uma vela é acesa, até serem acesas todas as 4 velas, no 4° domingo. A luz que vai surgindo e nos iluminando indica a aproximação do Natal.

Nosso Cristo Salvador, Luz do Mundo brilha para toda a humanidade. Nossa fé é revigorada pela alegria de Deus que vem para ficar conosco.

Assim a Coroa é um símbolo litúrgico, usada nas igrejas, capelas, nas nossas casas, em locais bem visíveis, para lembrar-nos sempre da proximidade e da alegria da vinda de Cristo.

A FORMA CIRCULAR DA COROA DO ADVENTO

Nos lembra um anel, uma aliança que não tem, nem comeco, nem fim. Este É um sinal de Deus. ELE é Amor. Deus eterno e todo poderoso fez uma aliança com seu povo. Por toda a eternidade Deus nos ama.

Deus É o Alfa. Deus é o Ômega. Deus é o princípio e é o fim. Deus É.

AS QUATRO VELAS

Elas são colocadas no círculo da coroa e serão acesas uma a cada domingo do Advento. São três velas roxas e uma vela rosa. Esta vela rosa é acesa no terceiro domingo do Advento: o Domingo Gaudete, o Domingo da Alegria.

A luz de cada vela vai sendo acesa, se intensifica à medida que o Natal vai se aproximando. E nós, com essa luz, vamos “limpando melhor a casa do nosso coração” para receber o mais ilustre, nobre, santo e esperado “convidado” que está para chegar.

FITA VERMELHA

A fita vermelha demonstra o Amor de Deus que nos envolve. Demonstra a presença do Espírito Santo a envolver e a cuidar de todas nós e também de toda a face da terra.

O VERDE DAS FOLHAGENS

Simboliza a esperança e a vida. O verde é a cor folha que está viva. Os ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos. Assim, também nós, mães, devemos manter viva a nossa fé e a nossa esperança apesar das tribulações da vida.

Segundo o Padre Gustavo Haas, ex-assessor de liturgia da CNBB, os símbolos natalinos devem ser montados no primeiro domingo do Advento, que marca o começo desse tempo litúrgico. A decoração natalina deve ser desmontada no Dia de Reis, dia 6 de janeiro.

Além do presépio, você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa. Celebrar, com sua família, à luz da nossa fé, a chegada de Jesus Cristo Salvador. A cada domingo, vamos acendendo as velas e convidando nossos familiares para rezar.

Que o Espírito Santo nos ajude a viver intensamente esse tempo de Graça sem desperdiçarmos nada do que Deus tem para nós.

“Maranatha”! Vem Senhor Jesus!


“Um broto vai surgir do tronco seco de Jessé, das velhas raízes, um ramo brotará. Sobre ele há de repousar o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e comprrensão, espírito de prudência e valentia, espirito do desconhecimento e temor do Senhor”.

Referências Bibliográficas

Formação Advento – Padre Eliano Gonçalves SJS Seminário Litúrgico – Catequético – o Domingo – Paulus Formação Advento A12.com

Catecismo da Igreja Católica



FONTE: Escola de Nazaré - MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil