4º ATO INTER-RELIGIOSO PELA PAZ

POSTADO EM 17 de Fevereiro de 2020

4º ATO INTER-RELIGIOSO PELA PAZ

Ontem, dia 16 de fevereiro, aconteceu o 4º Ato Inter-Religioso pela Paz. Diante do pedido da Yolorixá Tânia para lavar as escadas do Bom Jesus da Paradinha e a acolhida de Dom Sérgio Aparecido Colombo deu-se início a lavagem da escadaria.

Muitas pessoas fizeram uso do microfone para agradecer por aquele momento. A Yolorixá trouxe a memória sofrida do povo africano que sofreu a escravidão no Brasil e afirmou que “a Igreja Católica jamais deveria impedir que as religiões afro-brasileiras possam adentrar esse espaço sagrado que foi construído sob o suor dos negros”. A maioria das igrejas católicas construídas no Brasil no período colonial foram feitas através dos negros escravizados.

Dom Sérgio comentou que o motivo primeiro pelo qual fazia sentido estarmos ali era a nossa condição humana: “Somos humanos, pisamos o mesmo chão, respiramos o mesmo ar, temos o mesmo céu como teto e independente do nome que demos temos um só Deus”.

De minha parte procurei frisar que aquele momento nos ensinava que “não há caminho para a paz, mas a paz é o caminho, como ensinava Dalai Lama, e que ali viemos em paz para acolher a paz e levar a paz”.

As religiões afro-brasileiras de Franco da Rocha tem alcançado algumas conquistas junto ao poder público para que possam ser respeitados enquanto cidadãos e cidadãs que tem o seu direito à sua liberdade religiosa e juntamente com a Igreja Católica através da Dimensão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Diocese de Bragança Paulista tem encontrado um espaço para construir um diálogo frutuoso que é um empenho de justiça pelo respeito a cada segmento religioso, pois nossa vocação humana é para a comunhão com Deus e entre nós por meio da fraternidade.

Pe. José Antonio Boareto

Assessor da Dimensão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Diocese de Bragança Paulista