Abertura da Semana Missionária dos Seminaristas

POSTADO EM 10 de Julho de 2018

Rezemos pelos nossos seminaristas.

Ontem iniciamos a XIX Semana Missionária dos Seminaristas Maiores da Diocese de Bragança Paulista. Agradeço desde já pela acolhida da Comunidade Paroquial Sagrado Coração de Jesus na pessoa do Pe. Francisco Gilson e aos seminaristas nas pessoas dos seminaristas Alexandre e Josias que estão a frente dos trabalhos na Comissão. Ser sal da terra e luz do mundo.

Em sintonia com o ano do laicato, os seminaristas e agentes de pastoral irão realizar as visitas junto às famílias.  Três aspectos são fundamentais para uma orientação prática:

1. Escutar: mais que falar e ou mesmo doutrinar eles devem ouvir, buscar atitude de empatia e compaixão, isto é, ser solidário com as pessoas em seus dramas sociais.

2. Discernir: Diante das situações que surgirem precisarão discernir e quando estiverem em dúvida quanto ao que escolher, devem sempre decidir-se pela misericórdia assim também em relação a situações de injustiça social que venham a tomar conhecimento, devem sempre se decidir por ficar do lado do pobre pois assim estão do lado da justiça e da preferência de Deus.

3. Amar: Amem as pessoas que o Senhor permitir encontrar.  Se interessem verdadeiramente por elas. Não tenham medo de demonstrar afeto, carinho, verdadeira ternura. Anunciar o amor de Deus não se faz apenas com palavras mas também com gestos.

No momento do envio lembrei a eles as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em 2013: Ide, sem medo, servir! E também que se o cristão do século XXI não for revolucionário não será cristão.

Então pedi ao Senhor que esta semana seja um tempo favorável para a revolução da ternura.  Agradeci pela acolhida das famílias e disse que ali estava representando Dom Sérgio, o primeiro formador da Diocese e que fazia este envio com alegria e ciente da enorme responsabilidade. Conto com vossa oração para que essa Semana seja um tempo da graça para esta comunidade e para os seminaristas.

Que o Senhor acompanhe a cada um que vai como Igreja em saída as periferias existenciais. A querida Mãe Imaculada Conceição interceda por seus filhos queridos e por todos nós. Amém

Deus vos abençoe!

Pe. José Antonio Boareto