Vida Consagrada: um Congresso sobre o tema da consagração

Vida Consagrada: um Congresso sobre o tema da consagração

POSTADO EM 26 de Abril de 2018

Em debate, os vários significados que são atribuídos às expressões “consagração” e “vida consagrada”, partindo de uma atenta e crítica leitura da realidade presente hoje na Igreja.

Cidade do Vaticano

Realiza-se em Roma, de 3 a 6 de maio, um Congresso internacional sobre o tema da consagração (Consecratio et consecratio per evangelica consilia).

O evento na Pontifícia Universidade Antonianum é organizado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de vida apostólica.

Leitura crítica e atenta da realidade

Este Dicastério há tempos iniciou uma reflexão sobre os vários significados que são atribuídos às expressões “consagração” e “vida consagrada”, partindo de uma atenta e crítica leitura da realidade presente hoje na Igreja.

A finalidade do Congresso é envolver os membros das diferentes formas de vida consagrada, das associações de leigos e dos movimentos na reflexão sobre questões identificadas precedentemente no decorrer de um Seminário sobre a mesma temática, com a participação de teólogos, canonistas e outros especialistas.

Dom João

O encontro será articulado em debates, conferências e trabalhos específicos para as diferentes realidades (Ordo virginum, Institutos religiosos, Sociedades de vida apostólica, Institutos seculares, Novos institutos e novas formas, Associações e Movimentos).

A saudação inicial e a conclusão serão feitas pelo prefeito da Congregação, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz.

Na sexta-feira, 4 de maio, está prevista a audiência com o Santo Padre.


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil