“... Mas sonho que se sonho junto é realidade...”

POSTADO EM 07 de Março de 2018

No dia 03 de março estivemos na paróquia de Santo Antonio e Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Itatiba, para tratarmos da SOUC 2018 (Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).

Fomos carinhosamente acolhidos pelo Pe. Tarcísio e pelas diversas pessoas que se fizeram presentes representando as diferentes dimensões existentes nessa comunidade: dimensão catequética-litúrgica, dimensão missionária, dimensão participativa, dimensão social.

Pe. Tarcísio falou da importância da participação e envolvimento de todos e sugeriu que, a partir desse encontro com a Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter- Religioso, se organizasse a única dimensão que ainda faltava naquela comunidade: a dimensão ecumênica. Essa proposta foi logo aceita e foi, com alegria, que presenciamos  a formação da primeira comissão paroquial para o ecumenismo na Diocese de Bragança Paulista.

Após um breve momento de contextualização da SOUC feitas pelo Marcelo Velasco, membro da Comissão Diocesana, e Pe. José Antonio Boareto, Assessor da Comissão, os presentes se reuniram em grupos para conversar sobre as sugestões contidas no material organizado pelo CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil). Das ideias propostas a comunidade optou pela Caminhada pela Paz, Vigília de Oração e uma Celebração Ecumênica a ser realizada nos setores com a presença dos pastores locais.

Este foi mais um passo dessa grande caminhada, em nossa Diocese, rumo a Unidade dos Cristãos!

“O diálogo ecumênico e inter-religioso não é um luxo. Não é algo exterior ou opcional, mas é essencial, algo de que o nosso mundo, ferido por conflitos e divisões, tem cada vez mais necessidade.” (Papa Francisco, 2016)

Vanina Ap. Colombo Figueiredo