Setor Juventude inicia elaboração de Plano Pastoral

POSTADO EM 02 de Março de 2018

Trabalho visa estabelecer metas para 2018-2019, alinhado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Representantes do Setor Juventude da Diocese de Bragança Paulista estiveram reunidos, no último sábado (24/2), em Atibaia, para definir as linhas de trabalho do setor para o biênio 2018-2019. Dentre as principais novidades está a elaboração de um Plano Pastoral, que servirá como referência para as ações do grupo neste período.

Na ocasião, o jovem Lucas Galhardo, de Caieiras, apresentou um esboço do Plano Pastoral elaborado. Pe. Antonio Medrado e o seminarista Alexandre, assessores do setor, acompanharam os trabalhos e explicaram alguns detalhes.

“Como principal objetivo do Plano Pastoral, o Setor Juventude quer estabelecer rumos concretos para a evangelização da juventude, não sendo apenas um coordenador de eventos, mas também garantindo formação e diálogo entre as espiritualidades”, esclareceu Pe. Medrado.

Dentre as linhas propostas no Plano Pastoral estão: a continuidade no reconhecimento de grupos da diocese, fortalecimento do contato com os assessores, auxílio na indicação de subsídio para trabalhos de evangelização, coordenação de eventos diocesanos para juventude (como a JDJ – Jornada Diocesana da Juventude e o DNJ – Dina Nacional da Juventude) e a preocupação com a formação integral dos jovens através do projeto FID (Formação Integral de Discípulos).

O FID, uma escola permanente de capacitação para coordenadores de grupos de jovens e demais envolvidos foi outro ponto chave da reunião. Após uma breve apresentação do projeto, os jovens foram convidados a idealizar como esta iniciativa poderá se tornar realidade nos próximos anos.

Esta foi a primeira reunião do Setor neste ano. Como conclusão, duas equipes foram formadas para melhor desenvolver os planos apresentados: um grupo se encarregou de organizar o Plano Pastoral e outro o projeto FID. Na próxima reunião as propostas serão elaboradas serão apresentadas ao grupo. Após a aprovação dos projetos, eles serão encaminhados ao bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo.