2º Encontrão da Família Diocesana em Piracaia

POSTADO EM 24 de AGOSTO de 2017

Dia 20 de agosto, a cidade de Piracaia recebeu o 2º Encontrão da Família Diocesana. O evento, coordenado pela Pastoral Familiar, foi organizado pela pastoral da paróquia Santo Antônio da Cachoeira e recebeu cerca de 700 fiéis de várias partes da diocese: Atibaia, Bragança Paulista, Jarinu, Itatiba, Francisco Morato, Franco da Rocha, entre outros.

O encontro começou com o momento mariano, em louvor aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Após a reflexão bíblica, ladainha de Nossa Senhora e oração pelas famílias, um momento comovente quando o manto de Maria passou cobrindo todas as famílias dentro da igreja.

Em seguida foi a vez do padre Emerson (Bragança Pta) discorrer sobre o capítulo 9 da Amoris Laetitia: “Espiritualidade conjugal e familiar”

O nono capítulo é dedicado à espiritualidade conjugal e familiar, ”feita de milhares de gestos reais e concretos” (AL 315). Diz-se com clareza que ”aqueles que têm desejos espirituais profundos não devem sentir que a família os afasta do crescimento na vida do Espírito, mas é um percurso de que o Senhor Se serve para os levar às alturas da união mística” (AL 316). Tudo, ”os momentos de alegria, o descanso ou a festa, e mesmo a sexualidade são sentidos como uma participação na vida plena da sua Ressurreição” (AL 317).

No parágrafo conclusivo, o Papa afirma: ”Nenhuma família é uma realidade perfeita e confecionada duma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar. (…). Todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites, e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! (…). Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida” (AL 325).

Encerrando o Encontrão, foi celebrada uma missa presidida pelo pe. Ricielli, representando dom Sergio que tinha compromisso com a catequese nacional. Concelebraram os padres Marcos e Filé (Piracaia), Francisco e Cesar (Atibaia), Emerson Bragança Paulista.