Na Casa da Mãe: Peregrinação da Diocese no Ano Mariano

POSTADO EM 04 de AGOSTO de 2017

Nesse último domingo, 30 de julho, mais de 3.100 pessoas peregrinaram ao Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Atibaia, celebrando o Ano Mariano na Casa da Mãe, na romaria anual da Diocese de Bragança Paulista.

Com um dia repleto de atividades, a parte da manhã é marcada pela catequese sobre o jubileu de Aparecida, recordando o ‘milagre das águas’ que fez surgir do rio Paraíba do Sul a imagem da Mãe e Padroeira do Brasil. A emoção é grande entre aqueles que acompanham os três pescadores, numa representação encenada, retirando da água a imagem escura de barro que se tornou a Senhora dos Brasileiros. Com convicção, a Diocese de Bragança se alegra e diz um forte ‘sim’ ao convite de presentear à Mãe Aparecida, mais uma vez, a coroa e o manto.

Como a missão de Maria é levar todos a Jesus, o ponto alto da vivência vem em seguida, com a adoração e bênção eucarística. Os olhares se fixam na grande custódia e entre cantos e orações, a Diocese manifesta seu amor e adoração ao Senhor.

No período da tarde a Tenda dos Peregrinos logo se enche novamente para a oração do Terço. Após a meditação dos mistérios gloriosos, vem a surpresa preparada para todos: a imagem de Aparecida é levada pelos degraus da Tenda com um grande manto a acompanhá-la, que passa sobre a cabeça de todos. O gesto é uma representação do grande amor da Mãe, que envolve seus filhos e os acolhe sob seu regaço.

O ápice desse dia de peregrinação é a Santa Missa, às 15 horas, presidida pelo Pe. Edson Magalhães, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Itatiba/SP, e concelebrada pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, da Diocese de Itapetininga/SP. “Que hoje, neste Santuário, possamos confiar nossa vida à nossa querida Mãe e Rainha. Que possamos viver a prática da justiça e Ela nos aproxime cada vez mais seu Filho Jesus Cristo”, pediu o Pe. Edson em sua homilia. Ele fala que o reino dos céus – a pérola preciosa descrita no evangelho – é uma realidade hoje, aqui, agora; não se deve esperar pela realidade do céu amanhã ou mais tarde, mas se deve vivê-la no dia a dia.

“Quanto mais rezamos, mais as bênçãos se multiplicam. Levo uma mensagem de que todos merecem conhecer Jesus. Sinto que tenho que levá-lo de alguma forma, por palavras, gestos ou oração. Quero que as pessoas vejam em mim um pedacinho de Jesus”, conta a peregrina Manoela Silva Rodrigues, estimulada pela visita à Casa da Mãe Três Vezes Admirável.

Com alegria por esse dia de romaria, os peregrinos da Diocese de Bragança partem com uma missão especial no Ano Mariano, a oração do Terço em família. Cada pessoa é desafiada a rezar, em sua casa, reunido os familiares, pois, como indica o Pe. José Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, o Terço “é um grande apostolado que realizamos, em primeiro lugar, na própria vida”.

As fotos da Romaria estão neste link: