Clero estuda o ministério do Papa Francisco

POSTADO EM 10 de Maio de 2017

Os Diáconos, os Padres e o Bispo da nossa Diocese de Bragança Paulista estiveram reunidos nos dias 09 e 10 de maio de 2017 no Santuário de Schoenstatt em Atibaia para o primeiro Curso de Atualização do Clero deste ano.

O Assessor foi o Padre Abimar Oliveira de Moraes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, doutor em Catequética pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e Professor da PUC-Rio.

O Tema desenvolvido nesses dois dias de Curso foi uma Leitura do Ministério Pastoral do Papa Francisco. Padre Abimar, após apresentar um olhar histórico do Papa Francisco, disse que seu ministério é de continuidade e de renovação, mas sem ser “conservador” ou “reformista”.

De forma clara e objetiva o assessor apontou as raízes do pensamento do Papa Francisco e as suas peculiaridades em relação ao papado de Bento XVI.

No ultimo dia do curso mostrou que o Evangelho, como fonte de alegria e a Misericórdia, vivida de modo prático, são as características fundamentais do atual Bispo de Roma.

Dom Sérgio presidiu as duas Celebrações Eucarísticas que aconteceram nestes dias e também a Reunião Geral do Clero na noite de terça. O Curso encerrou-se com o almoço na quarta.

Padre Marcio Canteli

Assessor da Pascom Diocesana