COMUNICADO SOBRE O “RECANTO SILOÉ” - ATIBAIA

POSTADO EM 30 de AGOSTO de 2016

Aos presbíteros e aos coordenadores de movimentos, associações.

Tomo a liberdade de dirigir-me a vocês para apresentar breve reflexão sobre o “Recanto Siloé”. A finalidade é buscar modo de utilizar melhor a casa e colaborar com sua preservação.  Construída nos anos oitenta e muito utilizada, a casa recebeu ao longo dos anos o cuidado possível. Por isso não é de se estranhar que, passados mais de trinta anos, ela apresente natural desgaste. Ultimamente (2014-2015), foram realizados esforços para arrecadação de recursos através de “Ação entre Amigos”. Recebemos, também, doação no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Com o dinheiro arrecadado começamos o trabalho de reforma: telhado (mais de 3.000 metros quadrados), manta para vedação de água, limpeza das caixas d’água, troca das torneiras dos banheiros, substituição de sanitários quebrados, etc. Foi reformada e modernizada a cozinha, reformados fogões, fornos, colocadas coifas, mudado o sistema de gás. A capela teve reforma da parte elétrica e de iluminação. O forro de quase todos os cômodos, já apodrecido, foi retirado. Levando em conta o tempo de uso de móveis e utensílios o desgaste deve ser considerado natural. Muito do que se estragou, porém, deveu-se à falta de cuidado de grupos que utilizaram a casa: chama a atenção, especialmente, a quantidade de pregos, ganchos, grampos, restos de cola quente, restos de fitas adesivas que estragaram paredes, portas, vitrôs, cabeceira de camas, lousas, camas detonadas, falta significativa de pratos, talheres, utensílios de cozinha, etc. Além do mais, até gambiarras elétricas em instalações recém-recuperadas. Não é o caso de buscar culpados, mas é necessário prevenir outros estragos. Diante disso se está elaborando um contrato que, de agora em diante, trará normas e orientações para a utilização da casa. Adianto, no momento, algumas atitudes preventivas que são necessárias até que tenhamos a reposição de tudo o que se estragou ou perdeu. E solicito que todos se adequem a elas. A saber: não é permitida a colocação de pregos, grampos, ganchos em paredes, portas, teto, etc. Também não é permitido colar cartazes em paredes, portas, etc. Lâmpadas, camas não poderão ser removidos dos seus lugares.  A capacidade de pessoas para dormir, tomar banho e tomar refeição na casa fica restrita a 130 participantes, compreendendo também os dirigentes. Os utensílios de cozinha deverão ser conferidos com o caseiro quando do início dos encontros e ao final dos mesmos. Com a mudança do sistema de gás de cozinha (botijões grandes) ainda não temos como mensurar se a taxa de aluguel permanecerá a que está sendo cobrada. Ao término dos encontros a casa deverá ser entregue com limpeza feita e com todo material ou móveis utilizados no seu devido lugar. O “Recanto Siloé” não é uma casa para gerar recursos para a paróquia e sim para dar condições de realização de atividades pastorais. Informo medidas que estão projetadas e que buscaremos implementar conforme as possibilidades: 1 – Precisamos de colchões e camas. Temos 91 camas em condição de uso. Enquanto não tivermos camas suficientes e sendo necessária localização diversa de cursistas e dirigentes, dever-se-á conversar com o caseiro e estabelecer com ele a possível colocação de camas fora dos dormitórios 2 – Chamo a atenção sobre os bancos da capela. Normalmente eles não devem ser removidos dos seus lugares. Jamais deverão ser amontoados ou arrastados. Se for necessário adequar seu posicionamento isso deve ser informado ao caseiro e a mudança deverá ser feita sob sua supervisão.  O mesmo se diga à respeito das imagens. Elas não devem ser removidas ou deslocadas. Se os usuários da casa desejarem ter outras imagens devem providenciar local para coloca-las. 3 - Para afixação de cartazes estamos cotando o preço.  4 – Estamos vendo como remover o entulho resultante dos trabalhos de reforma. 5 – Estamos planejando pintura interna para que a casa tenha melhor aparência e limpeza. 6 – Será construída torre para caixa d’água de 15.000 litros. Para conseguir recursos nos associamos a outras paróquias para promover “Ação entre Amigos” com sorteio em dezembro deste ano. Para isso se pede a colaboração dos que se interessarem em conservar o Recanto Siloé.  Por fim deve ser permitido ao caseiro, sem que este interfira nas atividades dos encontros, inspecionar a casa para ver se as normas estão sendo cumpridas. Com o tempo iremos descobrindo os melhores meios para utilização da casa. Peço aos senhores que instruam os participantes dos seus movimentos para o cuidado com as instalações, móveis e utensílios.  Qualquer necessidade de mudança de móveis, etc., deverá ser acertada com o caseiro para ver sua possibilidade. Sei que as novas medidas poderão causar desconforto, mas acredito que todos saberão buscar o essencial nas dinâmicas de suas atividades.

Atenciosamente.

Atibaia, 18 de agosto de 2016.

Mons. Giovanni Barrese