CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL SUL 1 - CNBB Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

POSTADO EM 03 de AGOSTO de 2016

A Equipe de Coordenação do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB, realizou neste último final de semana de 29 a 31 de julho no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo/SP, o XIII Seminário Anual do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1, tendo como Tema central: Terra, nossa casa? com subsídios da Carta Encíclica “Laudato Si”.

Esta atividade, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB Regional Sul 1, contou com a presença do Presidente da Comissão Dom João Inácio Miller – Bispo de Lorena e do Assessor Padre Walter Merlugo Junior – Pároco da Paróquia Santo Antônio de Vargem, Diocese de Bragança Paulista.

O importante evento teve como principal palestrante o Frei e Padre Gilvander Luís Moreira da Ordem dos Carmelitas, sediado em BH, Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFPR, Bacharel em Teologia pelo ITESP/SP, Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália; Doutorando em Educação pela FAE/UFMG; Assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina, em Minas Gerais.

O Seminário destinou-se a agentes de Pastorais Sociais, membros de Organismos, participantes de Movimentos e componentes de Entidades. Foram ministradas palestras, realizadas rodas de conversas e reflexões focando no debate sobre realidades sociais, ambientais e ecológicas, entre outras vinculadas ao tema.

No domingo pela manhã, presidida por Dom João Inácio e concelebrada por Padre Walter, foi realizada a Santa Missa comemorativa ao encerramento das atividades do XIII Seminário.