Comunicar é missão de toda a Igreja

POSTADO EM 05 de AGOSTO de 2016

Vivemos na era da comunicação. As novas tecnologias estão presentes em vários lugares e em todos os momentos do nosso cotidiano. Como cristãos louvamos e agradecemos a Deus pelo progresso tecnológico, pois ele é dom de Deus e fruto da inteligência humana.

Quando usados com competência e respeito ético à dignidade da pessoa humana, os meios de comunicação trazem muitos benefícios a humanidade. Como, por exemplo, o seu poder extraordinário de encurtar distancias e aproximar pessoas.

Reconhecemos que os processos de comunicação também são importantes para a vida cristã e para a missão evangelizadora da Igreja. É nossa missão comunicar a mensagem de Jesus Cristo a todos os povos. Para isso a Igreja precisa inserir-se na vida do povo, que hoje em dia está cada vez mais configurada pela cultura midiática.

Jesus usou de todos os meios disponíveis para comunicar a mensagem do Pai. Por isso a Igreja, para realizar o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a humanidade” (Mc 16,15), precisa inserir-se na cultura midiática e usar de todas as modernas tecnologias disponíveis para levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos.

Essa não é apenas uma escolha estratégica importante para a evangelização nos dias de hoje, mas uma opção evangélica que está relacionada com a missão da Igreja neste mundo que é comunicar Jesus Cristo.

A Igreja, povo de Deus e corpo místico de Cristo, é comunicativa em si. Toda a Igreja é e faz comunicação. Não somente os pastores comunicam Jesus, como fazem na liturgia, por exemplo, mas todo cristão é chamado a realizar essa tarefa pela internet, pelo rádio, pela televisão, pelo jornal, pelas redes sociais, etc.

A Igreja não comunica a si mesma mas comunica um conteúdo divino e eterno. Vivemos a constante tensão de comunicar o sagrado por meio da fragilidade dos meios e recursos criados pelos humanos.

Cristo quer tornar-se cada vez mais conhecido e estar presente em todos os lugares pelos mais diversos meios. Para que isso aconteça, Ele conta com você, cristão batizado. Ele conta com todos!

Padre Marcio Canteli

Assessor da Pastoral da Comunicação da Diocese de Bragança Paulista