PÁSCOA SEMPRE!

POSTADO EM 24 de Março de 2016

“Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28,20; cf. João 14,18ss). Estas palavras, na linguagem dos evangelistas, trazem segurança para os cristãos. Segurança de que o vencer a morte de Jesus se perpetua numa presença que garante a perenidade da ação salvífica que o fez vir até nós, tornando-se carne, vivendo a nossa condição humana, esvaziando-se de sua divindade, morrendo por nós para que todos tivessem vida abundantemente (João 10,10). É por isso que a Páscoa é uma festa que perpassa todos os dias. Se é celebrada, de forma mais intensa na Semana Santa, é para que o seu fulgor resplandeça mais fortemente e essa lembrança seja reforçada nos corações daqueles que crêem que Jesus vive e é o Senhor. Não é demais sempre reafirmar que a Páscoa é a festa fundamental da fé dos cristãos. Sem ela as outras festas ficariam simplesmente colocadas como possíveis rememorações históricas, lembranças queridas de quem só fez o bem.  Só lembranças. A festa da Páscoa é a fonte perene que faz com que todos os acontecimentos da vida de Cristo e da sua Igreja, ao longo dos séculos, permaneçam como expressão de vida inesgotável. A Páscoa é como uma nascente a jorrar, de forma pujante, a vida que se multiplica no coração de cada pessoa que se compromete com Jesus Cristo e com a sua missão. Ela vai perpassando todos os momentos como um fogo que purifica, aquece e faz a chama da esperança se tornar cada vez mais esplendorosa. Há que se ter uma consciência profunda daquilo que a realidade pascal deve despertar em cada coração. A certeza absoluta de que o Deus da Vida nos quer vivos, participantes da sua Vida. E que há uma necessidade fundamental de conversão pessoal e comunitária para que os valores do Evangelho se tornem a Lei que governa o nosso agir. “Fazer a Páscoa” não pode ser expressão que contempla a participação em gestos religiosos do tempo precioso da Semana Santa e depois nada mais tem a ver com o resto do ano. “Fazer a Páscoa” é como que dar partida num motor que deve impulsionar a máquina para que produza o que dela se espera. A Páscoa é sinal daquilo que cada um se propõe a realizar no seguimento de Cristo. Capaz de ir até a cruz, como doação plena e total, para ressurgir e trazer vida nova. Os nossos dias precisam do testemunho forte de todos os que celebram a Páscoa. Como compromisso de levar Jesus Vivo, razão de nossa esperança. Não podemos nos limitar a celebrações, por mais belas e significativas que sejam, se não nos comprometerem com o dia a dia. E Jesus ao dar a sua vida o fez para que todos pudessem experimentar, de novo, o fato da filiação divina perdida pelo pecado. Será o caminhar pela trilha pascal a dar solidez à vida e ao testemunho na transformação de nós mesmos e das estruturas da nossa convivência. A mentalidade individualista e gananciosa dos nossos tempos, a tentação do levar vantagem e da corrupção, serão vencidas por corações marcados, de forma indelével, pela proposta daquele que nos amou dando a sua vida. Nada pode obscurecer o fato da Páscoa. Porque um Deus não morre à toa.  E nós, seus irmãos e irmãs, não podemos viver à toa.