11° EDIÇÃO DO DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

POSTADO EM 26 de Novembro de 2018

11° EDIÇÃO DO DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

“RELIGIÕES A CAMINHO DA PAZ”

Ontem foi celebrado o 11º Dia Nacional de Ação de Graças do Município de Bragança Paulista. O evento contou com aproximadamente 400 pessoas. Participaram diversas autoridades religiosas com os membros de suas respectivas comunidades de fé. A programação foi alterada este ano para que as pessoas pudessem fazer uma experiência de maior aproximação junto às religiões.

Os representantes do Islã organizaram uma pequena exposição intitulada “Mulheres que se destacaram no Islã” e também trouxeram livros para oferecerem gratuitamente, enquanto que o Candomblé da Casa da Iyá Tânia de Franco da Rocha apresentou o Afoxé “Homoloaí” trazendo para nós a cultura africana em seu modo alegre de expressar sua fé religiosa e o Catolicismo através da Fazenda da Esperança de Mairiporã ofereceu os produtos da fazenda para que as pessoas pudessem adquirir e mesmo tomar conhecimento do trabalho que realizam na recuperação de pessoas em dependência química.

A chuva chegou de repente, e imediatamente o Pe. Marcelo, Pároco da Catedral de Nossa Senhora Imaculada Conceição cedeu o espaço do salão para podermos lá realizar o evento. Primeiramente foram convidadas as autoridades para comporem o espaço que foi preparado para acolhê-las. Em seguida, os atiradores do Tiro de Guerra entoaram o Hino Nacional Brasileiro.

Depois o evento prosseguiu com as apresentações culturais e religiosas de cada uma das comunidades de fé que ali estavam representadas. Ao término do evento cada líder religioso foi convidado a deixar sua breve mensagem e depois eles distribuíram pães aos presentes como sinal da partilha e da comunhão que se busca através do diálogo inter-religioso nesse caminho pela paz.

Este evento foi organizado pela Dimensão para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista que juntamente com uma comissão inter-religiosa tem procurado além de preparar este ato favorecer um caminho de diálogo inter-religioso por meio de rodas de conversas e outros espaços formativos, como também apoio a outras iniciativas religiosas que nasçam fruto do diálogo como também tem envolvido outras igrejas cristãs por meio de atividades ecumênicas.