#DicasDaPascom - Os Cartazes

POSTADO EM 19 de Abril de 2018

Os Cartazes

Importante meio de comunicação visual material que atinge grande parte de pessoas, inclusive aquelas que não estão inseridas nos meios Virtuais.

- Finalidade

O principal objetivo deste meio de comunicação é fazer propaganda (propagar) e dar uma identidade visual para um determinado evento.

- Um bom cartaz

Um bom cartaz deve conter somente as principais informações, como nome do evento, dia, horário, local e uma imagem ilustrativa. Por exemplo: Tríduo do Padroeiro, de 01 a 03 de janeiro, às 19h30 na Igreja Matriz.

Coloque também algumas outras informações importantes, mas apenas a chamada. Por exemplo: Ação entre Amigos dia 01 após a missa, Missa solene e procissão no dia 03, Quermesse todos os dias, etc.

Informações mais extensas e complementares não devem ser colocadas nos cartazes, mas em folhetos ou transmitidas por outros meios. Por exemplo: Tema para cada dia da novena, os responsáveis pela organização litúrgica, o padre convidado, artistas que se apresentarão nos shows, trajeto da procissão, toda a programação social, etc.

- Custo

Esse material impresso tem um custo pessoal e financeiro maior que os meios virtuais. Por isso devem ser planejados com antecedência: a arte gráfica, a empresa que fará a impressão, os patrocinadores, as formas de distribuição, etc.

- Visual

Cuide para que as informações estejam bem distribuídas pelo cartaz.

Fonte e tamanho das letras devem estar uniformes.

As imagens ilustrativas devem ser de boa qualidade e devem estar na sua forma original, ou seja, não devem ser esticadas.

Evite sobrepor as letras às imagens, normalmente a visualização não fica boa.

Fique atento aos erros ortográficos e exatidão das informações.

Muitas paróquias designam esse serviço a empresas ou pessoas especializadas.

- Outros meios

Essas dicas também falem para elaboração de outdoor, faixas, avisos para redes sociais, impressos em geral, etc.

- Abaixo alguns modelos de cartazes meramente ilustrativos

#FicaADica

Pe. Marcio Canteli

Assessor Diocesano da Pascom