Nossa Senhora Aparecida: Mãe de Deus e Nossa!

Nossa Senhora Aparecida: Mãe de Deus e Nossa!

POSTADO EM 03 de Outubro de 2017

Por Pe. José Antonio Boareto       

Image title

   300 anos de bênçãos ouvimos no hino por ocasião desta comemoração do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Sua história assume um contexto maior, no Brasil Colônia, tempo da escravidão. Em 1717 iria passar ali pela Vila de Guaratinguetá o Conde de Assumar, ele queria comer peixe do Rio Paraíba do Sul.

            Os pescadores colocam-se no rio a procura do peixe. Não encontraram o peixe, mas fizeram emergir das águas uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi “batizada” por eles como Aparecida. Este mistério os envolveu e trouxe ânimo para lançar mais uma vez a rede e então cheia de peixes ela voltou.

            A imagem encontrada era um sinal de Deus para aquele povo caiçara. Era a mãe que vinha para estar com eles e protegê-los e livrá-los de todos os males. A imagem de Nossa Senhora Aparecida trouxe luz para a vida dos pescadores e todos na Vila. Rezavam para ela e de repente a luz da vela se apagou e quando menos se esperava ela se acendeu novamente.

            Acendeu-se neles a esperança de que a Mãe sempre trará a luz. E ela trouxe luz também a moça cega que já sabia do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. De longe ela avistou a capela e sua vida encheu-se de luz. Também ela libertou um escravo de nome Zacarias que pediu ao capataz para rezar para a imagem de Nossa Senhora Aparecida e então diante dela às correntes que o prendiam caíram de seus braços. Um homem orgulhoso queria entrar na capela, não conseguiu, pois a ferradura do cavalo prendeu-se na pedra.

            E depois desses “milagres” outros tantos vieram e ainda continuam a acontecer. O povo acorre a Mãe de Deus e Nossa agradecendo por tantas graças alcançadas pela sua intercessão. Também muitos vão até ela pedir e fazem promessas.

            Toda manifestação de fé do povo é possível verificar na capela das velas e ou mesmo na sala das promessas no Santuário Nacional de Aparecida. Como disse o Papa Francisco quando de sua visita à Aparecida: “Deus ofereceu ao Brasil sua própria Mãe”.

            Como é bom sentir a Mãe de Deus tão perto de nós, como é maravilhoso contemplar na imagem de Nossa Senhora Aparecida a misericórdia e a compaixão de Deus demonstrada por nós por meio da intercessão da Mãe.

            E ela é a Mãe de todos e todas, ela é a Mãe do povo brasileiro, ela é a Compadecida, a Mãe clemente, piedosa e doce. No sinal de Aparecida temos a manifestação do amor de Deus pelo Brasil. Ele tem paixão por nós. Ele nos ama e tem desejo de perdoar e nos quer vivendo em harmonia numa verdadeira fraternidade.

            Através de Nossa Senhora Aparecida cada brasileiro e brasileira se compreende dentro de uma família maior onde a fé é o que nos move a realizar os sinais do Evangelho em nossa vida. É cultivando em nós os mesmos sentimentos que havia em Jesus e tendo a mesma atitude que tem a Mãe que nós iremos viver mais próximo e fiel ao seguimento de Jesus, isto é, ser movido por compaixão e ternura também.

            Nossa Senhora Aparecida nos convida a contemplá-la como Mãe que ama sem distinção. Ela não é indiferente a nenhum filho e filha. Ela cuida de todos e todas.  Sendo misericordiosa também é justa e por isso seu olhar se volta com maior compaixão pelos pobres e sofredores.

            O mistério que envolve o achado da sua imagem aponta para essa sua sensibilidade materna demonstrada na sua cor. Ela é a Mãe Negra que emergiu para libertar os negros da escravidão no Brasil. Ela é a Mãe que coloca-se no seguimento do próprio Filho sendo sua discípula. Ela é a Mãe dos pobres.

            Por mais que tentem branqueá-la ela não perde a sua negra cor. E ela se une aos seus filhos negros e filhas negras e se torna companheira na luta por libertação. Sua cor negra profetiza que o sonho de Deus é um mundo de irmãos e irmãs.

    Sua cor negra chama-nos à superar a mentalidade brasileira de ódio ao pobre que vem desde do tempo da escravidão e que se demonstra na vontade da elite de trabalhar somente para o Brasil dos possuídos e não dos desvalidos.

    Os pobres não têm a mesma oportunidade e são os que mais sofrem com a desgraça do desemprego. E a política independente de postura ideológica se curva as leis do mercado e não exerce a proteção aos cidadãos brasileiros.

    Faz-se necessário que nossa devoção a Nossa Senhora Aparecida nos ajude a crescer no amor por Ela e no amor por todos os seus filhos e filhas. Como ela também nós não sejamos indiferentes a dor de nenhum filho e filha. Mãe de Deus e Nossa ajuda-nos a fazer do Brasil cada vez mais uma sociedade mais justa e solidária.

    Louvamos-te Mãe por esses 300 anos de graças e bênçãos concedidas ao nosso povo brasileiro. A ti queremos louvar e te dar o nosso amor. Mãe, obrigado por ficar conosco, obrigado por nos socorrer e não desamparar, sobretudo, livrando-nos dos perigos e do mal. Obrigado por interceder a nós ao Pai e por meio do Filho conceder tantas bênçãos e graças. Mãe intercede por nós ao Pai, e de nossa parte ajuda-nos a fazer tudo o que Jesus nos pede.

    Saúdo-te Mãe de Deus e Nossa dizendo:

Ave, cheia de graça, Ave, cheia de amor, salve o Mãe de Jesus, a ti nosso canto e nosso louvor! Mãe do Criador, rogai, Mãe do Salvador, rogai, Mãe do Libertador, rogai por nós, Mãe dos oprimidos, rogai, Mãe dos perseguidos, rogai, Mãe dos desvalidos, rogai, Mãe dos bóias-frias, rogai, Mãe dos humilhados, rogai, Mãe dos marginalizados, rogai por nós, Mãe dos despejados, rogai, Mãe dos abandonados, rogai, Mãe dos desempregados, rogai por nós, Mãe dos pecadores, rogai, Mãe dos agricultores, rogai, Mãe dos santos e doutores, rogai, Mãe dos doentes, rogai, Mãe dos operários, Mãe dos presidiários, Mãe dos sem salários, rogai por nós.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Deus vos abençoe!

 

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil