Biomas Brasileiros: Uma questão de vida!

POSTADO EM 03 de Março de 2017

BIOMAS BRASILEIROS: UMA QUESTÃO DE VIDA!

Por Monsenhor Giovanni Barrese

Iniciamos na quarta feira o tempo quaresmal. Tempo penitencial que prepara para a festa mais importante e basilar dos cristãos: a Ressurreição de Jesus Cristo! Antiga tradição marca quarenta dias simbólicos entre início da quaresma e Páscoa.

O número 40 tem forte incidência bíblica e significa um tempo especial onde se vivem experiências radicais; também a experiência de relacionamento profundo com Deus. Baste lembrar os 40 anos de caminhada dos hebreus pelo deserto (uma grande peregrinação da terra da escravidão para a terra da liberdade – Êxodo 15 e ss.); os 40 dias e noites de Moisés no Horeb (Deuteronômio 9,9ss.); os 40 dias para Nínive ser destruída se não se convertesse (Jonas 3,4); os 40 dias de jejum de Jesus, também no deserto, um tempo largo de experiência com as limitações humanas e as propostas do mal (Lucas 4,2).

Este tempo quaresmal sucede à celebração do carnaval. Este tem suas origens próximas às festas da Roma pagã. Os cristãos foram inculturando hábitos e tradições. E na perspectiva da celebração do Ressuscitado “cristianizaram” ritos pagãos. Por isso se tornou prática, após os folguedos carnavalescos, chamar a atenção, de forma mais forte, para uma Festa que dá sentido à existência humana e que se prolonga para além do calendário: a Páscoa!

É verdade que na quaresma salienta-se, pela devoção popular, o caminho sofrido de Jesus Cristo. É preciso, porém, recuperar o significado principal do chamado á conversão. A escolha dos textos bíblicos que serão lidos nas celebrações eucarísticas terá esta tonalidade: chamar a atenção para o estilo de vida dos cristãos. Ao lado disso, aqui no Brasil, faz 56 anos se propõe algum tema que leve a olhar a realidade na ótica de fé. E abra perspectiva de ações concretas que manifestem conversão.

É a Campanha da Fraternidade. Neste ano ela nos chama a refletir sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida. O lema escolhido é tirado do livro do Gênesis, capítulo 2, versículo 15: “Cultivar e guardar a criação”. Seguindo a metodologia já consagrada nas ações pastorais da Igreja a proposta é colocada na linha do Ver-Julgar e Agir

O objetivo geral da campanha é assim proposto: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

A seguir vêm os objetivos específicos para a ação:

1 – Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância p0ara a vida do planeta, particularmente para o povo brasileiro;

2 – Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver;

3 – Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro;

4 – Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere;

5 – Manter a articulação com as outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem estar do povo brasileiro;

6 – Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos;

7 – Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias respeitando a natureza;

8 – Compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o Papa Francisco na carta encíclica “Laudato Si” (que é um documento que todos deveriam conhecer) e sua relação com o espírito quaresmal.

No texto base é apresentado um bom número de sugestões para cada bioma. Para nós, que estamos no bioma Mata Atlântica, algumas dicas que estão mais próximas do dia a dia de cada um de nós. Por exemplo: como cuidamos da água; das nascentes; da recuperação das matas ciliares; como cuidamos do lixo que produzimos; onde o colocamos; se ainda existem lixões em nossas cidades; como trabalhamos para desassorear nossos rios e lagos; a denúncia de construções ou invasões nas áreas de preservação; o cuidado com a o uso dos agrotóxicos, etc.

Ressalte-se que a Campanha da Fraternidade não tem viés confessional, isto é, um tema que interessa somente aos cristãos de fé católica. Porque o cuidado com a vida não se fecha numa só visão religiosa. Quer ser apelo para os que se dizem crentes em Cristo para que coloquem em prática o que dizem crer: amar a Deus, Criador de tudo o que existe, e amar o próximo, ser humano e natureza, por amor ao Criador.