Comunicar na CiberCultura

Comunicar na CiberCultura

POSTADO EM 10 de Outubro de 2016

Image title

    

    As novas tecnologias de comunicação colocaram a vivencia humana num novo território, num novo mundo: o mundo virtual. As mídias digitais possibilitaram ao ser humano um modo diferente de se relacionar com os outros. Nos comunicamos, agora, por meio das tecnologias digitais.

    Essa nova relação entre a técnica e a vida social é denominada CiberCultura. É ela que caracteriza a vida social contemporânea. Com isso a comunicação deixou de ser um conjunto de meios e se tornou uma cultura, ou seja, algo que influi e move todos os aspectos da vida social e individual.

    Na Igreja percebemos que está acontecendo, aos poucos, essa mudança na forma e nos meios de se comunicar. As redes digitais interativas já interferem nas dinâmicas e nos modos de anunciar a Palavra de Deus das nossas pastorais e movimentos paroquiais.

    Praticamente todos os grupos da Paróquia já possuem grupos no Whatsapp, os avisos das missas são projetados no telão, os eventos da comunidade são divulgados no Facebook, é cada vez maior o número de aplicativos católicos, até o Papa Francisco está gravando suas intenções de orações em vídeos (acesse: thepopevideo.org), entre outros exemplos.

    Isso mostra que a dinâmica comunicativa da nossa Igreja está se inserindo no modo contemporâneo de se comunicar da sociedade, ou seja, nossa Igreja já está ganhando espaço na CiberCultura.

    Ainda há muito trabalho a ser feito até que todos estejam “conectados” nesse novo modo de se comunicar. Ainda carecemos de muito estudo e orientações sobre como comunicar a mensagem de Jesus Cristo e da sua Igreja nessa CiberCultura. Entretanto, já temos significativos avanços.

Padre Marcio Canteli

Assessor da Pastoral da Comunicação da Diocese de Bragança Paulista

Fonte: Livro “Comunicação: Diálogo dos saberes na cultura midiática”,

de Joana T. Puntel.

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil