Atualização do Clero

TÉRMINO 17 de Maio de 2018

Circular 02/2018

Assunto: Atualização dos Presbíteros

“...A Pastoral Presbiteral, no nosso testemunho, trabalha anecessidade da formação permanente, aprofunda conhecimentos teológicos no mundoatual. Ela também fomenta as necessidades de cuidado físico, afetivo, psicológico,relacional, intelectual, pastoral e espiritual. Ajuda na conversão para uma Igreja emsaída – Igreja missionária. Na dimensão humana, incentiva a utilização de meios paraalcançar a maturidade em Cristo, como homens integrados e realizados. Isso aconteceno cultivo do senso critico e de unidade com a Diocese; o auto conhecimento e acapacidade de se relacionar; a integração positiva e oblativa da sexualidade comocelibatário, e a promoção da capacidade de trabalho em equipe; o zelo pastoral e o usosadio do dinheiro e dos bens como meios de partilha e comunhão. Na dimensãocomunitária promove a experiência concreta da fraternidade presbiteral, por meio dahospitalidade, da comunhão de bens, e da solicitude com os irmãos idosos e doentes,com colegas em situações de crise e isolamento, e/ou sobrecarregados, como também dacorreção fraterna, da ajuda mútua e do lazer realizados em conjunto...” (Da carta do10º Encontro Nacional de Presbíteros, realizado este ano em Aparecida – SP).

Caros irmãos presbíteros, Saudações fraternas!

Realizaremos nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Atibaia –SP, no Santuário de Schoenstatt, nossa atualização teológico/pastoral.

Contaremos comassessoria de Dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo, Opraem, Doutor em teologiabíblica pela Universidade Gregoriana de Roma.

Nosso encontro terá início dia 15, terça-feira, às 8h30, com encerramento no dia 17, quinta-feira, às 12h, com o almoço.

A reunião geral dos presbíteros será no dia 16, quarta-feira, após o jantar.

Todos devem portar: Liturgiadas Horas, túnica e estola branca e objetos pessoais.

O tema a ser tratado, pedido por muitos irmãos dopresbitério, nos enriquecerá na compreensão da Sagrada Escritura, o que possibilitará melhor desempenho em nosso múnus de ensinar, mormente, na pregação.

Servo em Cristo

Dom Sérgio Aparecido Colombo